Projeto Residencial Habita Mooca
Para atender a necessidade de requalificação da área, a proposta compreende a construção de 03 prédios, atendendo as novas regras do PDE da cidade de São Paulo. A região, Zona Especial de Interesse Social, requer intervenções específicas para melhorar as condições de moradia e infraestrutura para a população de baixa renda. De categoria 03, tem imóveis deteriorados, encortiçados ou contemplam imóveis vazios ou subutilizados. Em um deles acontece a proposta; resíduo de lote, usado como estacionamento, o projeto visa construir unidades habitacionais de HIS Habitação de interesse social ou mesmo de mercado popular.
Para manter a conexão com o passado, foram propostas uma paleta de cores que remetem à produção arquitetônica eclética do começo do século XX. Para amarrar o projeto, um design contemporâneo conta com madeira, textura de concreto e tinta em tons de rosa, amarelo e laranja. A inspiração foi a paleta de cores do filme The Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson, de 2015.
A residência Habita Mooca propõe o adensamento na área, com a criação de moradias que respeitem o gabarito da região, o embasamento e entorno, oferecendo além das casas, comercio e serviços, um lote caminhável e integrado ao entorno requalificado, além de trazer para a população local soluções que agregam qualidade de vida, como o playground, terraço e espaços verdes. Isto para cumprir o objetivo de fixar a população existente, o plano buscar aprimorar a infraestrutura existente, assim como requalificar e melhorar as condições de moradias locais.
São 03 unidades independentes: o primeiro com dois acessos, sendo 01 privado e outro publico com a fachada na rua da Mooca. São 07 pavimentos, com 04 unidades em cada e térreo comercial; o segundo com 03 pavimentos com 04 unidades em cada e térreo comercial e o terceiro, um prédio comercial, com fachada para rua San Gennaro com 03 pavimentos. A fachada da rua da Mooca, por ser uma via mais rápida, comercial e embasamento mais alto, o gabarito é maior, ainda sim, de tamanho médio. As fachadas internas, da San Gennaro, são baixas, assim não interferem na ambiência do bairro.