terça-feira, 19 de março de 2024

Projeto Acadêmico HIS 2023

Projeto Residencial Habita Mooca 

Para atender a necessidade de requalificação da área, a proposta compreende a construção de 03 prédios, atendendo as novas regras do PDE da cidade de São Paulo. A região, Zona Especial de Interesse Social, requer intervenções específicas para melhorar as condições de moradia e infraestrutura para a população de baixa renda. De categoria 03, tem imóveis deteriorados, encortiçados ou contemplam imóveis vazios ou subutilizados. Em um deles acontece a proposta; resíduo de lote, usado como estacionamento, o projeto visa construir unidades habitacionais de HIS Habitação de interesse social ou mesmo de mercado popular. 

Para manter a conexão com o passado, foram propostas uma paleta de cores que remetem à produção arquitetônica eclética do começo do século XX. Para amarrar o projeto, um design contemporâneo conta com madeira, textura de concreto e tinta em tons de rosa, amarelo e laranja. A inspiração foi a paleta de cores do filme The Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson, de 2015.


A residência Habita Mooca propõe o adensamento na área, com a criação de moradias que respeitem o gabarito da região, o embasamento e entorno, oferecendo além das casas, comercio e serviços, um lote caminhável e integrado ao entorno requalificado, além de trazer para a população local soluções que agregam qualidade de vida, como o playground, terraço e espaços verdes. Isto para cumprir o objetivo de fixar a população existente, o plano buscar aprimorar a infraestrutura existente, assim como requalificar e melhorar as condições de moradias locais.


São 03 unidades independentes: o primeiro com dois acessos, sendo 01 privado e outro publico com a fachada na rua da Mooca. São 07 pavimentos, com 04 unidades em cada e térreo comercial; o segundo com 03 pavimentos com 04 unidades em cada e térreo comercial e o terceiro, um prédio comercial, com fachada para rua San Gennaro com 03 pavimentos. A fachada da rua da Mooca, por ser uma via mais rápida, comercial e embasamento mais alto, o gabarito é maior, ainda sim, de tamanho médio. As fachadas internas, da San Gennaro, são baixas, assim não interferem na ambiência do bairro. 

 

























































Copyright – Todos os Direitos Reservados

Todos os projetos constantes neste website foram elaborados pela autora/proprietária e estão protegidos pelas legislações de direito autoral e de propriedade intelectual brasileira.
É expressamente proibida qualquer cópia ou utilização, no todo ou em parte, sem autorização prévia. Infratores estarão sujeitos às penalidade cíveis e criminais dispostas em lei.

All projects contained in this website have been designed and created by the author/owner and are protected under Brazilian intellectual property laws.
Any unauthorized use, copy or reproduction, in whole or in part, of aforementioned projects is expressly forbidden. Infractors will be subject to civil and criminal liabilities as set out in applicable laws.