terça-feira, 19 de março de 2024

Projeto Acadêmico Requalificação Residencial 2023

 Projeto MOOCA REFURBISHED

O ponto de partida do projeto foi a requalificação da quadra, privilegiando a preservação das casas existentes e propondo a construção de uma vila residencial que fosse uma transição entre a arquitetura contemporânea e a existente no bairro. Na quadra, originalmente ampla, foi criada uma rua compartilhada e outra de convivência; além de uma ciclovia com dois sentidos, cinco edifícios de uso misto e um espaço de comercio e serviços, na travessa da rua Tenente Inácio da Silveira, agora integrada com a Rua dos Trilhos. 


Assim temos uma passagem dentro do terreno, priorizando o pedestre e a qualidade de vida, diminuindo a velocidade das ruas e adensando, de forma não vertical. Na lateral teremos acesso a um grande centro comunitário e um conjunto comercial; neste espaço uma vila, 05 prédios residenciais de 8 pavimentos e um prédio comercial que abriga pequenos comércios e serviços.  


A vila tem 31 unidades geminadas, sendo 13 térreas com 63m2 e 18 tipo duplex, com total de 112m2. Distribuídas em dois volumes paralelos que criam uma rua de convívio, com acesso direto da nova rua compartilhada lateral aberta e com total fruição dos pedestres. Ela preza por recriar o espirito do bairro operário, onde a convivência entre os vizinhos criam uma atmosfera de comunidade e pertencimento.


Para a construção foi escolhido bloco em alvenaria estrutural cerâmica, um elemento autoportante que permitem grandes janelas e o visual que remete as construções originais. Também acabamento em TS e painéis de correr com breezes verticais. Sendo um móvel na implantação oeste e um fixo em painel na implantação leste. A vila residencial está disposta paralelamente e os blocos, antes espelhados, na implantação final ficaram de forma paralela, para acompanhar a orientação solar. As janelas foram especificadas em Uglass, para dar privacidade, entrada de luz e conforto térmico e acústico.























Copyright – Todos os Direitos Reservados

Todos os projetos constantes neste website foram elaborados pela autora/proprietária e estão protegidos pelas legislações de direito autoral e de propriedade intelectual brasileira.
É expressamente proibida qualquer cópia ou utilização, no todo ou em parte, sem autorização prévia. Infratores estarão sujeitos às penalidade cíveis e criminais dispostas em lei.

All projects contained in this website have been designed and created by the author/owner and are protected under Brazilian intellectual property laws.
Any unauthorized use, copy or reproduction, in whole or in part, of aforementioned projects is expressly forbidden. Infractors will be subject to civil and criminal liabilities as set out in applicable laws.