terça-feira, 19 de março de 2024

Projeto Acadêmico Paisagismo - 2021

PAISAGISMO PRAÇA OSVALDO ZANINI


A inspiração do projeto veio da visita para a serra a partir da cota 882m. Pensamos em aproveitar a arborização existente e sadia, e fazer a construção ao redor dela. Colocar o fluxo de pessoas em um corredor linear, com vista para uma grande abertura para que ao andar se consiga ver a serra da Cantareira Ao implantar a escola pensamos em fazer uma intervenção suave aproveitando a declividade do local. Integrar a viela ao terreno e doar parte do terreno da escola, para criar setores de espera e estar. Para subir o terreno, optamos em usar o perfil natural, em diferentes padrões de piso, alternando pedrisco, grama, concreto intertravado e também escadas rampa.  Esta intervenção cria uma pátina, um padrão que se repete e suaviza a implantação da quadra, geométrica e com forma mais dura, com textura industrial


Encaixar a escola, a partir da cota mais baixa para que a quadra fique na parte mais alta e proporcione uma melhor visão do espectador a partir deste ponto.

Na entrada da Saldanha da Gama na escola, prevemos um jardim para ser uma área de contemplação e espera. Já que a rua é mais calma e tem um trânsito local, o ambiente tranquilo é reforçado.


Na lateral esquerda há um bosque reflorestado, aproveitando o local residual para implantar arvores nativas, criando uma área permeável, que não permita trânsito de alunos e pessoas e ainda, proporcione a valorização do bioma da área.No interior da escola, o pátio interno conta com uma arvore preservada e também um parque para crianças menores de 06 anos.


Nos taludes localizados no interior do projeto, implantamos no lateral ao pátio interno uma horta, usada para as aulas e também cultivo da escola; e na ao lado da quadra, um jardim de baixa estatura para não esconder o desenho dos níveis. Na entrada lateral, principal, há uma grande área de espera e um playground para maiores de 6 anos. Acima, previmos uma grande área de estar ao redor de um parque com água, um splash pad, com brinquedos e fontes vindas do chão e por dentro de brinquedos.Ao lado do splash pad há uma pista de skate em forma orgânica e pistas redondas, que se posiciona em frente à quadra. 


Neste local, há também mesas de uso compartilhado para fazer pic nic ou comer o que for vendido nos food trucks, que podem estacionar na lateral direita, tendo acesso pelo rebaixo feito na calçada. O ponto de ônibus foi deslocado no início da curva da rua Pio XI, para que tanto carros quanto ônibus tenham mais visibilidade ao entrar na rua Visconde de Indaiatuba. Os caminhos da praça foram pensados para incentivar os pedestres a circular pelo local, usar melhor a área e também o uso de bicicletas. Prevemos na lateral esquerda um ponto para bikes, onde pode se estacionar, locar e também fazer manutenção, enchimento de pneus e etc.


Atravessando a rua há uma pequena praça, onde optamos por deixar áreas de descanso, implantar mais árvores e arbustos baixos e médios. Na lateral colocamos um anfiteatro aberto, com arquibancadas e aproveitando o perfil natural. E no ponto mais alto, mais distante da escola, optamos por criar um parque para pets, com equipamentos e uma fonte, em formado circular, implantado no chão.












Copyright – Todos os Direitos Reservados

Todos os projetos constantes neste website foram elaborados pela autora/proprietária e estão protegidos pelas legislações de direito autoral e de propriedade intelectual brasileira.
É expressamente proibida qualquer cópia ou utilização, no todo ou em parte, sem autorização prévia. Infratores estarão sujeitos às penalidade cíveis e criminais dispostas em lei.

All projects contained in this website have been designed and created by the author/owner and are protected under Brazilian intellectual property laws.
Any unauthorized use, copy or reproduction, in whole or in part, of aforementioned projects is expressly forbidden. Infractors will be subject to civil and criminal liabilities as set out in applicable laws.